Festa de Santa Luzia 2013

Comentários desativados em Festa de Santa Luzia 2013 73

A introdução à vida devota, – um livro – dedicada à Filotea (amiga de Deus), de S. Francisco de Sales é endereçada a todo cristão que vive no mundo e que deseja corresponder às exigências do seu batismo, tendendo, segundo o mandamento de Deus, à “perfeição” que o mesmo S. Francisco de Sales chama de “devoção”.

Na primeira parte ele escreve que para entrarmos, de verdade, pelo caminho da “devoção”, é  necessário, em primeiro lugar purificar-se do pecado mortal, depois de todo afeto ao pecado venial e, enfim, de todo afeto às coisas inúteis e danosas, como as más inclinações.

Na segunda parte, ele convence a Filotea (amiga de Deus) da necessidade da oração e propõe o modo de orar, de participar da missa, de receber os sacramentos, de ouvir a Palavra de Deus.

Na terceira parte S. Francisco dá conselhos para o exercício da virtude. Insiste sobre a humildade e a doçura, virtudes salesianas por excelência.

Celebramos a festa de Santa Luzia depois de uma novena que foi um exercício espiritual da reza devota do santo terço, a celebração eucarística e a presença e da palavra dos padres que nos animaram espiritualmente: P. Plínio, P. Sérgio, P. André, P. Glauco, P. Hélio, P. Edson, D. Fernando Legal e D. Manuel nosso bispo diocesano.

Agora devemos continuar, sermos perseverantes neste caminho indicado: é o Terço do Homens, a Adoração, o Apostolado da Oração, os Ministérios, a Catequese, a Crisma, a Perseverança, o Grupo de Jovens, sem esquecer nosso compromisso batismal de crescermos na bem e na virtude.

Oração:
Santa Luzia! Protegei-nos das doenças que afetam os nossos olhos.
Olhai os que sofrem por não enxergar o brilho do sol e a luz das estrelas.
Fazei, ó Santa Luzia, que vejamos sempre o sorriso das crianças, as lágrimas tristes da mãe que sofre e a fome das pessoas que não têm pão. Dai-nos coragem de enxergar a falsidade, a injustiça, a opressão, a falta de amor, penetrando no coração das pessoas. Fazei que abandonemos o ódio, o egoísmo, a mentira, a desunião! – que vocês sejam casais líderes da família. Não nos deixeis passivos, acomodados diante de uma sociedade cega e absurda. Abri nossos olhos, nossos corações, nossos lábios, – de jovens – para que acreditemos mais na vida, e construamos um mundo cheio de luz e paz. Assim seja!

admin

View all contributions by admin